• Pinto Machado

QUEBRAS DE SAFRA E ALTA DE CUSTOS EMPURRAM EMPRESAS DO AGRO PARA A RJ

A combinação de eventos negativos tanto no cenário local quanto no global - como a falta ou o excesso de chuvas em certas regiões brasileiras e a guerra na Ucrânia - empurrou parte do agronegócio para uma situação que preocupa credores do setor. Parte dos produtores rurais tem recorrido à recuperação judicial.

Os números, por ora, ainda são discretos. De 2020 para cá, foram cerca de 50 pedidos de recuperação. Mas se trata apenas da ponta de um iceberg, segundo especialistas. Isso porque neste ano está sendo observado um grande crescimento da procura por reestruturação, algo que em breve deve se refletir no levantamento.

Uma mudança recente na lei permite que mesmo produtores rurais pessoas físicas, sem CNPJ, peçam proteção da Justiça para negociar débitos.

O setor do agronegócio está indo bem e tem ajudado a economia nacional, mas a pandemia afetou todo mundo. Quando o setor acreditou que haveria uma recuperação, houve a questão da guerra da Ucrânia, afetando os fertilizantes. A questão climática foi a pá de cal.


Fonte: EXAME





0 visualização0 comentário